quinta-feira, 27 de março de 2014

Por uma internet segura para todos


“Não seja um astronauta on-line, seja um internauta cidadão” – SaferNet Brasil
Todos sabemos que a internet é um espaço público no qual podemos nos comunicar, nos divertir e nos manter conectados com o mundo exterior. Mas não podemos nos esquecer dos seus riscos. Vamos conhecer agora algumas situações difíceis que podemos encontrar no mundo on-line:
Ciberbullying: É o bullying virtual, que acontece geralmente nas redes sociais onde crianças ou adolescentes ofendem, humilham e ameaçam outros jovens a partir da divulgação de fotos, vídeos ou comentários ofensiv0os.
Sexting: É uma prática que tem se tornado comum em meio aos jovens. É quando uma pessoa registra imagens de si mesmo com pouca roupa ou nu e troca com amigos, namorados ou pretendentes. O problema ocorre quando a pessoa perde o controle da divulgação dessas imagens, o que pode causar grande constrangimento.
Aliciamento: É quando uma pessoa adulta se passa por criança ou adolescente com o objetivo seduzir, convencer ou chantagear jovens com intuitos sexuais. É uma prática comum em redes sociais e salas de bate-papo, nos quais são criados perfis falsos para conseguirem conversas, imagens e até marcar encontros com crianças e adolescentes.
Uso Excessivo: É quando o uso da internet extrapola os meios aceitáveis e acaba se tornando um vício aos jovens. Apesar de não parecer, é uma doença e é necessário que se procure um tratamento.

Se você estiver, ou conhecer alguém que está passando por algum desses problemas virtuais, procure seus pais ou algum adulto responsável e peça ajuda. Você também pode procurar ajuda na internet através do HelpLine, no endereço www.canaldeajuda.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário