quarta-feira, 4 de junho de 2014

Prêmio Crianças do Mundo


O Circo de Todo Mundo e a Secretaria Municipal de Educação de Betim promovem amanhã o 2º Encontro de Apresentação e Formação do Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança. O evento que iniciará às 8h, na lona Betim, é uma iniciativa da World’s Children’s Prize, organização internacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, e que tem como missão contribuir para ampliação do acesso à educação às crianças de todo planeta. 

Anualmente, estudantes de escolas cadastradas no Prêmio das Crianças do Mundo (denominadas como Amigas Mundiais) elegem uma de três personalidades que trabalharam em prol dos direitos das crianças. Todos os candidatos ganham prêmio em dinheiro para ajudar suas instituições. O mais votado é contemplado com a maior quantia. Neste ano, votam os alunos das escolas José Salustiano Lara, Maria Aracelia Alves, Rafael Barbizam, Arthur Trindade, Clóvis Salgado e Adelina Gonçalves, todas da rede municipal. Participam também da eleição as crianças do Centro Cultural de Ibirité – Adav. 

Candidatos de 2014:

Malala Yousafzai

Jovem paquistanesa, de apenas 16 anos que habita em uma região com forte influência do Talibã. Seu ativismo é pelo direito de meninas poderem frequentar a escola. As mulheres de seu país são fortemente reprimidas e quase não têm acesso à educação. Começou sua luta por meio do cyberativismo, escrevendo com 11 anos para um blog sob o pseudônimo de BBC. 

John Wood

O currículo deste executivo americano inclui a Microsoft. Economista com formação na Universidade do Colorado, fundou, em 1999, a Room To Reed, Organização Não Governamental (ONG) que visa trazer a alfabetização a países com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) e a igualdade de gênero no ensino. A ONG já atuou em nações como África do Sul, Zâmbia, Índia, Nepal, Bangladesh, Vietnã, Laos e Camboja. 

Indira Ranamagar

A assistente social nepalesa, Indira Ranamagar, é fundadora da organização sem fins lucrativos Prisoners Assistance Nepal que cuida dos filhos de presos em regime fechado. 

Revista The Globe (O Globo)

A Word’s Children’s Prize disponibiliza gratuitamente na internet, uma revista com tradução para cinco idiomas, incluindo o português, de rico conteúdo sobre direitos das crianças e adolescentes. Nesta edição, nas páginas 100 e 101, o Circo de Todo Mundo e as escolas parceiras da rede municipal de Betim estão incluídas numa matéria sobre o Dia da Votação Mundial No Circo de Todo Mundo e sobre o grupo Atores de Direitos. 
Acesse o link: http://worldschildrensprize.org/downloads/theglobe2014/globen2014_port.pdf

Endereço do espaço em Betim:
Avenida Geraldo Campos, 432, bairro Bandeirinhas






Nenhum comentário:

Postar um comentário