quinta-feira, 24 de julho de 2014

A homossexualidade na juventude

A adolescência e a juventude costumam ser marcadas, para a grande maioria das pessoas, como um período de confusão e novas descobertas em suas vidas. Durante essas mudanças muitos jovens acabam descobrindo uma nova orientação sexual e precisam lidar com as grandes consequências que certas escolhas causam em suas vidas.

Um jovem que resolve optar pela revelação pública de sua orientação sexual costuma ter que lidar com a não aceitação familiar, o bullying nas escolas, o conflito interno sobre como lidar com as novas formas de relações amorosas e sexuais e ainda com toda uma sociedade composta de tabus e homofóbicos em que nós vivemos. Já para um adolescente que resolve esconder sua opção sexual, as consequências podem ser ainda piores. Muitos precisam conviver com mentiras para encobrir o segredo, sendo levados a viver aprisionados dentro de seus próprios corpos, o que pode levar o jovem à depressão, e em alguns casos, ao suicídio.


Enfim, sabemos que a adolescência é uma fase conturbada na vida de todos, em que passamos por mudanças e pela vontade de experimentar coisas diferentes do nosso cotidiano. É fundamental que todos tenham a liberdade para descobrirem sozinhos sua condição sexual, e que não precisem passar pelos inúmeros conflitos e consequências terríveis no caso de se descobrirem homossexuais. Precisamos de uma sociedade que aceite os jovens, independente de com quem eles se relacionam afetiva e sexualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário